domingo, 13 de julho de 2014

REFLEXÃO...


“ O modelo dos modelos”

Ítalo Calvino

Antes mesmo de relacionar o texto com  o Atendimento Educacional Especializado (AEE), muitos trechos me fizeram refletir sobre o  “quanto” pensamos com Sr Palomar, quando construímos, planejamos e até “vivenciamos” mentalmente  situações e modelos “perfeitos” acerca de inúmeros projetos e perspectivas de vida, seja no campo pessoal ou profissional...

Da mesma forma, o encontro com a realidade dos fatos, assim como o Sr Palomar ( nem sempre de forma rápida ou tranquila), compreendemos que nossos “modelos” nem sempre se efetivam como planejamos, sendo necessário “apagar” modelos já existentes, refazer e reformular conceitos, estar  disponível à novas experiências...

Utilizando o texto como disparador para resumida  reflexão acerca do trabalho realizado  no Atendimento Educacional Especializado (AEE), fica evidente    a necessidade em “... apagar da mente os modelos e os modelos dos modelos... diante de uma realidade não homogeneizável...”  Após muitos encontros e desencontros  conseguimos compreender  a necessidade em   considerar especificidades, potencialidades e possibilidades  de cada sujeito.

A elaboração de  plano  que contemple necessidades especificas, na busca por ações que atendam ao aluno e colabore com outros atores do processo, me parece “marcada” no trecho “...melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis...”