Acredito
que quando falamos em Educação a Distância, não
deixamos de lado a relação Ensino – Aprendizagem e sim, agregamos ao
processo novos e diferentes recursos, tecnologias, metodologias e estratégias.
Professores
/ Tutores e alunos, partilham desse
processo em ações que se complementam baseados em elementos como interesse,
organização, planejamento, colaboração e compromisso mútuos.
No texto
“ O que é um bom curso a Distância?” de José Manuel Moran, pude
identificar situações que vivencio como aprendiz nesta nova proposta de ensino, quando
me percebo em contato com novas ferramentas, diante da maneira diferenciada e
possível de interação com Professores e colegas, na “flexibilização organizada”
para horários e prazos e principalmente na oportunidade de crescimento
profissional.
Como
“sugestão reflexiva” ( se esse termo existir), para esse e futuros cursos,
deixo trecho do texto “Sobre a lição” de Jorge Larrosa:
[...]
Na leitura da lição não se busca o que o texto sabe, mas o que o texto pensa.
Ou seja, o que o texto leva a pensar. Por isso, depois da leitura, o importante
não é o que nós sabíamos do texto o que nós pensamos do texto, mas o que – com
o texto, contra o texto ou a partir do texto – nós sejamos capaz de pensar.
Para a realização de um curso a distância, é necessário compromisso e dedicação. Principalmente quanto a organização para realização das tarefas.
ResponderExcluirE este curso que estamos fazendo está nos levando a uma idéia reflexiva,e nos proporcionando um crescimento profissional.
Muitos desafios, mas causando muitas reflexões....Parabéns Marcia adorei seu blog.
ResponderExcluirEnfrentar os desafios da tecnologia não é nada fácil. De um lado causa a sensação de que será muito complicado entender uma nova linguagem. Por outro, quando conseguimos produzir, criar, interagir e conhecer, causa uma grande satisfação e a compreensão do que é ser aprendiz, sempre!
ResponderExcluir