sábado, 7 de setembro de 2013

UTILIZANDO RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA


“...Tecnologia Assistiva é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa portadora de deficiência. Esses recursos podem variar de um par de óculos ou uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado..."                 ( http://www.clik.com.br/ta_01.html ).

“...Fazer TA na escola é buscar, com criatividade, uma alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa. É encontrar uma estratégia para que ele possa "fazer" de outro jeito. É valorizar o seu jeito de fazer e aumentar suas capacidades de ação e interação, a partir de suas habilidades. É conhecer e criar novas alternativas para a comunicação, mobilidade, escrita, leitura, brincadeiras, artes, utilização de materiais escolares e pedagógicos, exploração e produção de temas através do computador etc. É envolver o aluno ativamente, desafiando-o a experimentar e conhecer, permitindo assim que construa individual e coletivamente novos conhecimentos. É retirar do aluno o papel de espectador e atribuir-lhe a função de ator. (BERSCH, 2006)...”  Tecnologia Assistiva. Recursos e Serviços que promovem a Inclusão Escolar.     Rita Bersch.

Em uma das unidades em que trabalhei, um aluno do Infantil V, fazia  uso do recurso GO TALK, como forma de “comunicação”. Este vocalizador foi pensado como proposta para a criança com Paralisia Cerebral,  envolvendo observações e acompanhamento da Professora da EE / AEE, Professora da turma,  equipe escolar e Fonoaudióloga referência  da escola. O material foi implementado aos poucos, com orientações da Fono e TO aos profissionais  e ao aluno. A princípio com poucas frases ( chamando pela professora, expressando necessidades... ).  No 2º semestre,  mais frases foram  acrescidas e o próprio aluno escolheu quem gravaria as mensagens( no caso, um colega da turma). Lembrando: Não era  professora que o acompanhava, mas tive oportunidade de observar o recurso em uso.


Vocalizador GoTalk:  “É um recurso eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a comunicação das pessoas em seu dia-a-dia. Através dele, seu usuário expressa pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma mensagem adequada pré-gravada.  As mensagens são acessadas por teclas sobre as quais são colocadas imagens (fotos, símbolos, figuras) ou palavras, que correspondem ao conteúdo sonoro gravado” . http://www.assistiva.com.br/ca.html

Considerações: Observo a necessidade de  formação sistemática para implementação, desenvolvimento, avaliação e reestruturação dos programas. 
 
.



















Um comentário:

  1. Realmente Marcia, quando vc fala das formações para o uso da tecnologia, percebo o quanto precisamos nos informar para atender melhor nossos alunos.

    ResponderExcluir