“ O modelo dos modelos”
Ítalo
Calvino
Antes mesmo de relacionar o texto com
o Atendimento Educacional Especializado
(AEE), muitos trechos me fizeram refletir sobre o “quanto” pensamos com Sr Palomar, quando construímos,
planejamos e até “vivenciamos” mentalmente
situações e modelos “perfeitos” acerca de inúmeros projetos e
perspectivas de vida, seja no campo pessoal ou profissional...
Da mesma forma, o encontro com a
realidade dos fatos, assim como o Sr Palomar ( nem sempre de forma rápida ou
tranquila), compreendemos que nossos “modelos” nem sempre se efetivam como
planejamos, sendo necessário “apagar” modelos já existentes, refazer e
reformular conceitos, estar disponível à
novas experiências...
Utilizando o texto como disparador
para resumida reflexão acerca do
trabalho realizado no Atendimento
Educacional Especializado (AEE), fica evidente a necessidade em “... apagar da mente os modelos
e os modelos dos modelos... diante de uma realidade não homogeneizável...” Após muitos encontros e desencontros conseguimos compreender a necessidade em considerar especificidades, potencialidades e possibilidades de cada sujeito.
A elaboração de plano
que contemple necessidades especificas, na busca por ações que atendam
ao aluno e colabore com outros atores do processo, me parece “marcada” no
trecho “...melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com
fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não
demonstráveis...”
Adorei a sua reflexão! Além de indicar os elementos que devem estar presentes no trabalho, vc apontou que a "desconstrução" também faz parte da vida!
ResponderExcluir